Viagem Cultural estimulou interatividade e imersão no idioma

Home/Diversos/Viagem Cultural estimulou interatividade e imersão no idioma

Viagem Cultural estimulou interatividade e imersão no idioma

gallery thumbnailConhecer um país e a sua cultura através da sétima arte e uma produção artístico-visual que interagisse com o visitante. Essa foi a proposta da Viagem Cultural 2013 do CCBEU que utilizou a linguagem do cinema para imergir alunos e público nos três idiomas ensinados numa instituição tradicional e antenada nos novos tempos. Graças a um trabalho de equipe que envolveu todos os colaboradores, professores, coordenadores e alunos, as instalações do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos se transformaram em palco de expressão da arte, aliada ao conhecimento do Cinema Mundial, tema deste ano.

gallery thumbnailPersonagens inspirados em filmes de grande sucesso norte-americanos, de romances à comédia, passando pela ação, aventura, ficcção científica e o terror, marcaram presença como da saga Shrek da DreamWorks Animation; Avatares; Homem de Ferro; O Corvo, capitão Jack Sparrow; Darth Vader de Star Wars ao assutador Dr Anibal. Todos eles circularam pelo CCBEU instigando a curiosidade dos visitantes, ao mesmo tempo que dialogavam em inglês, espanhol ou alemão com os alunos do curso, além daqueles que atuaram como monitores, podendo exercitar o idioma aprendido em sala de aula. Quem prestigiou a Viagem Cultural ainda pôde assistir documentários temáticos.

gallery thumbnailA decoração das salas com multicores e, até mesmo a exposição de antigos discos de vinil, antecedendo o tapete vermelho e painel em alusão aos grandes musicais da Broadway deram o tom de requinte do ambiente. Da mesma forma o cinema espanhol estava presente em clássicos de sucesso como do premiado diretor Pedro Aldomóvar ou as produções clássicas alemãs Die Welle e Das Leben Der Anderen. Na opinião do corpo docente esse é o momento de treinar e assimilar novos conteúdos. “Com isto tornamos o aprendizado contínuo e estimulante e o cinema oferece uma cultura vasta para esse exercício”, comentou o professor de Inglês Filipe Galhardo, caracterizado de Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas.

gallery thumbnailTrajando a temível máscara do personagem Dr. Anibal o professor de Inglês, Antoni Franci dos Santos Cleto, reforçou que “a prática é regra no CCBEU e um evento como este oferece a oportunidade necessária para a evolução do aluno”.

gallery thumbnailA professora de alemão, Divanete Wolfarth, também explicou que “o idioma alemão está sendo bastante procurado no CCBEU. Temos várias empresas alemãs na cidade como a INA, o grupo Schaeffler, a Bosch. O crescimento industrial de Sorocaba está refletindo nesse segmento em termos de qualificação”.

O mesmo interesse envolve o curso de Espanhol do CCBEU. “A maior colônia espanhola do Brasil está em Sorocaba, de tal forma que hoje 30% de nossos alunos procuram o curso por motivos profissionais e outros 70% por razões culturais”, observa  o professor da disciplina, Marcos D´Avila. “A globalização está aí, estimulando as pessoas a adquirir novas culturas, ampliando o conhecimento”, reforça a professora de espanhol, Patrícia Yamila Carbizo.

Os alunos do CCBEU estavam motivados com a Viagem Cultural. “Estou no CCBEU há 5 meses e a cada dia aprendo mais o inglês. O meu sonho é realizar um intercâmbio para consolidar o idioma”, atestou Juliane Pontes, 16. “Eu gosto da língua por razões culturais, por isto escolhi o Inglês e não quero parar mais”, afirmou Bruno de Brito, 20.

gallery thumbnailO CCBEU Arts encerrou o evento com uma bela apresentação multicultural ao público visitante. A Viagem Cultural estabelece a filosofia do CCBEU de ser uma instituição de ensino de idiomas voltada para o universo cultural, social e transformador que é formar cidadãos capacitados para atuar num mercado competitivo e onde o domínio de uma língua estrangeira projeta um futuro de ações e desenvolvimento pessoal e profissional para quem busca conhecimento.

“Thanks for your presence”;  “Gracias por su presencia”; “Vielen Dank für Ihre Anwesenheit”.

Transparência, seriedade e comprometimento em fazer sempre o melhor para nossos alunos são os valores que fazem do Centro Cultural Brasil Estados Unidos a melhor escola de Sorocaba.

Venha nos fazer uma visita na Rua Cesário Mota 517 ou ligue no telefone (15) 3388-1515 ou na nossa unidade na Avenida Itavuvu, 1083 telefone (15) 3327-1905. Ficaremos felizes em receber sua visita ou contato.

Confira abaixo alguns dos flagrantes da Viagem Cultural. E continue acompanhando as ações 2013 do CCBEU.

Visite nossas redes sociais:


CCBEU Sorocaba – O caminho para o conhecimento

About the Author:

Leave A Comment