Situação Geográfica – Alemanha

Home/Sem categoria/Situação Geográfica – Alemanha

Situação Geográfica – Alemanha

Centro-norte da Europa. Geograficamente, a Alemanha se divide em três áreas principais:

  1. a planície do norte, que se estende desde os rios Oder e Neisse, a leste, até a fronteira com a Holanda;
  2. as terras elevadas no centro, com planaltos cortados por vales e poucas montanhas, que se elevam gradativamente em direção ao sul até formarem picos de 1.500 metros de altitude na região da Floresta Negra;
  3. e por fim, os Alpes Bávaros, que formam a fronteira com a Áustria.

Com exceção do Danúbio, todos os demais rios alemães fluem para o norte e deságuam nos mares Báltico ou do Norte. O Reno corre em meio a florestas e cidades.

O clima é predominantemente continental, com invernos frios e úmidos e verões amenos. Só na região noroeste as temperaturas adquirem características oceânicas. O país tem grandes extensões de terras férteis e cultiváveis…

A divisão da Alemanha em dois estados ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, colocou o lado Ocidental sob domínio aliado, e o Oriental sob controle comunista, mas esta situação foi superada com a queda do comunismo na Europa Oriental.

A reunificação das duas Alemanhas se efetivou em 1990, mas a herança econômica de 40 anos de socialismo no leste faz prever que, em termos de organização e desempenho, o país continuará por muito tempo dividido em duas metades totalmente diferentes.

Ao perder seu mercado cativo no antigo bloco soviético, a economia da ex-Alemanha Oriental, teve de enfrentar a concorrência Ocidental e entrou em colapso.

A produção no vale do rio Ruhr, historicamente o coração industrial da Alemanha, com destaque para a mineração de carvão e usinas de ferro e aço, foi superada por indústrias mais avançadas em outras regiões, principalmente na área dos rios Reno e Meno (Main) e mais ao sul, nas regiões próximas a Stuttgart e Munique.

Paralelamente à rápida expansão do setor de serviços, a economia alemã tem sua base atual nas indústrias química, farmacêutica, de mecânica pesada e motores e de alta tecnologia.

O governo desenvolve um ambicioso programa de energia nuclear, para diminuir a dependência do país das importações de petróleo.

Mesmo contando com poucos recursos minerais e matérias-primas, a Alemanha é um dos líderes mundiais na fabricação e exportação de veículos, máquinas operatrizes, produtos elétricos e eletrônicos e artigos de consumo, particularmente têxteis.

Mas o tradicional superávit comercial maciço da Alemanha Ocidental desapareceu, com o redirecionamento da produção para as regiões alemãs-orientais incorporadas e com a absorção de suas importações…

A Estrada Romântica, entre Würzburg e Füssen é a estrada panorâmica mais famosa.

Abaixo, série incompleta emitida em 1994 sobre os Estados Alemães… Os 4 selos são, segundo a numeração do catálogo Yvert: 1576 (Schleswig-Holstein), 1544 (Sarre / Saarland), 1554 (Soxônia / Sachsen) e 1570 (Soxônia / Sachsen-Anhalt).

Fonte

About the Author:

Leave A Comment