Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright – NEXUS

Home/Sem categoria/Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright – NEXUS

Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright – NEXUS

Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright – NEXUS
O Programa Fulbright há muito investe em programas de intercâmbio que promovem a cooperação e sinergias entre governo, academia, setor privado e sociedade civil sempre com vistas o aumento da compreensão mútua e do enfrentamento crítico de questões globais.

Concebido a partir desta tradição, o novo programa Fulbright NEXUS, promove a colaboração regional nas Américas e no Caribe de pesquisadores que vai além da teoria. O programa incentivará a formação de redes de professores, profissionais e pesquisadores, que promovam parcerias com potencial de real impacto regional de longo prazo. Fulbright NEXUS busca assim promover o compartilhamento das melhores práticas na luta contra a pobreza e desigualdade em um ambiente criativo e socialmente responsável.

Os candidatos ao programa deverão indicar como seus projetos podem envolver e mobilizar ONGs, setor privado e sociedade civil. Finalmente, espera-se que os participantes desenvolvam e conduzam atividades de implementação de suas pesquisas em nível local, nacional e regional.

Os temas são amplos e o detalhamento das áreas de interesse encontra-se nas instruções para candidatura. O participantes do Fulbright NEXUS deverão conduzir, pesquisa em equipes multidisciplinares em um dos três temas relacionados a seguir:
Ciência, Tecnologia e Inovação;
Empreendedorismo; e
Energia Sustentável.

Atividades do programa, benefícios e n. de participantes
O programa será desenvolvido no período de maio de 2011 a abril de 2012. Os contemplados deverão participar de três encontros plenários de uma semana incluindo: a orientação em maio de 2011, o acompanhamento em outubro de 2011 e a plenária de encerramento em abril de 2012. Neste período, o participante deverá também realizar uma visita de pesquisa nos EUA, de dois a três meses de duração, além de uma visita de pesquisa em ao menos um dos países da região. Cada participante receberá um grant de US$ 30.000 para cobrir todas as despesas associadas, exceto a estadia e a alimentação nos encontros que serão cobertas pelo Departamento de Estado. Serão financiados 20 projetos. Seis para participantes dos EUA e doze para participantes dos demais países da America Latina, Caribe e Canadá.

Requisitos dos candidatos brasileiros:
Não possuir nacionalidade norte-americana.
Ter diploma de doutorado ou mestrado, com no mínimo 5 anos de experiência em pesquisa após a conclusão do mestrado.
Professores e pesquisadores que tiveram visto J-1, em uma destas duas categorias, só poderão se candidatar caso seu retorno ao Brasil tenha ocorrido há mais de 24 meses.

Prazo de inscrição de projetos: 15 de novembro de 2010

Para saber como ser candidatar: Fulbright

By |setembro 20th, 2010|Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment