Professores sorocabanos vivenciaram experiência nos Estados Unidos

Home/Notícias/Professores sorocabanos vivenciaram experiência nos Estados Unidos

Professores sorocabanos vivenciaram experiência nos Estados Unidos

O EducationUSA também orienta para seleções de bolsas concedidas pela Fundação Fubright, que promove intercâmbio educacional e cultural com países que mantêm relações diplomáticas com os Estados Unidos. A fundação faz concessões de bolsas de estudos para docência, pesquisa e desenvolvimento educacional para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais brasileiros interessados em desenvolver estudos nos EUA. Desde 2011, quando o programa foi implantado, o escritório já orientou (5) cinco professores que foram estudar em universidades norte-americanas.

Três professores de inglês da rede pública de Sorocaba retornaram no último final de semana de estudos nos Estados Unidos custeados pelo programa bolsas de estudos do governo americano, e cujo processo de seleção dos candidatos foi realizado no EducationUSA de Sorocaba. Eles participaram de seis semanas de treinamento em universidades americanas, aprimorando a fluência oral e escrita em inglês.

“A vivência propõe o aperfeiçoamento, o compartilhamento de metodologias no ensino. E ainda há avaliações que estimulam a participação do aluno em sala de aula, o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula”, explica a orientadora do EducationUSA em Sorocaba, Noemi Benevenuto Fontão. Ela completa que eles receberam a cobertura de custos do curso, alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta, visto e taxas, materiais escolares, além de uma ajuda de custo.
 

O professor de inglês Ademar Castelo Branco foi um dos três contemplados com a bolsa de estudos no Estados Unidos neste ano. Efetivo na rede pública, ensinando no curso básico e com estágio probatório concluído, Castelo Branco cumpriu, entre outras exigências, o teste Telf – Teaching English as a Foreign Language. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira que afere o conhecimento linguístico sobre a língua – para conseguir a bolsa de estudos. Ele esteve na Universidade de Drexel, na Filadélfia, frequentando o curso de metodologia da Língua Inglesa.

Segundo Castelo Branco, a vida acadêmica lá foi bastante intensa. As aulas começavam às 8h e ai até às 15h30. Além das aulas de metodologia, teve projeto de pesquisa, cultura americana e desenvolvimento das habilidades linguísticas – pronúncia, conversação e escrita.

“Toda semana tínhamos diversos trabalhos a serem entregues como relatórios de observação de aulas, resenhas críticas sobre os livros que usávamos nas aulas e preparação de aulas que teríamos que dar para sermos avaliados pelos professores americanos”, explica Castelo Branco, comentando que fizeram parte do curso, ainda, atividades culturais, como por exemplo, visitas a museus e locais importantes da Filadélfia, jantares com famílias americanas, além das visitas turísticas às cidades de Nova York e Washington. De volta à Sorocaba, Castelo Branco pretende continuar os estudos relacionados à língua inglesa e desenvolver seu pré-projeto de doutorado e submetê-lo à aprovação.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=456825

Você quer estudar nos Estados Unidos e não sabe como? Não se preocupe, no CCBEU Sorocaba temos o orientador do Education USA para te ajudar a encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades. Lembre-se estamos sempre à disposição nos telefone 15 3388-1515 unidade Centro. Também pode nos contatar pelo email [email protected].

Visite nossas redes sociais:


CCBEU Sorocaba – O caminho para o conhecimento

By |Março 31st, 2013|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment