Iara Bernardi conhece projetos do CCBEU e destaca importância das ações afirmativas para o ensino de idiomas em Sorocaba.

Home/Notícias/Iara Bernardi conhece projetos do CCBEU e destaca importância das ações afirmativas para o ensino de idiomas em Sorocaba.

Iara Bernardi conhece projetos do CCBEU e destaca importância das ações afirmativas para o ensino de idiomas em Sorocaba.

gallery thumbnailA deputada federal  Iara Bernardi (PT) visitou o Centro Cultural Brasil Estados Unidos no último dia 08 de Julho para conhecer a metodologia de ensino de idiomas (Inglês, Espanhol e Alemão) e dos cursos de capacitação e profissionalizantes da instituição. Iara também conheceu o projeto social do CCBEU “Estratégia de intervenção Sócio-Educacional em Comunidades de Baixa Renda” que pretende oferecer  cursos para crianças a partir dos 13 anos em risco de vulnerabilidade social. A proposta apresentada pelo presidente do CCBEU, Carlos Augusto Delmont e pela diretora executiva, Márcia Kelen Moscatelli, é de que crianças da periferia de baixa renda e que, frequentam escolas públicas com bom desempenho escolar, tenham oportunidade de adquirir novos conhecimentos nas áreas administrativas e corporativas. Após frequentar determinada carga horária do curso, com entrega de certificado, elas também teriam, numa segunda fase, acesso ao ensino de um idioma, aumentando o leque de oportunidades para uma capacitação de elevado nível.

“Apoiamos iniciativas como a do CCBEU que já é conhecido pela sua tradição. Por isto vamos avaliar a proposta de parcerias com o governo federal nesse sentido”, comentou Iara, salientando que o domínio do inglês, por exemplo, continua sendo uma ferramenta essencial para uma carreira profissional. Como membro da Comissão de Relações Exteriores, Educação, Ciência, Tecnologia, Educação e MERCOSUL do Congresso Nacional a parlamentar participou com outros parlamentares, em abril, de um curso de liderança na Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

“Lá nos foram apresentadas importantes pesquisas que comprovam que o domínio de uma segunda língua, iniciado na fase da infância, além de aumentar a capacidade cognitiva das crianças para outros conhecimentos, trabalha circuitos cerebrais que podem, até mesmo, prevenir, na fase adulta, doenças neurológicas como o Mal de Alzheimer. Esses são estudos iniciais que reforçam o debate da necessidade do ser humano evoluir, não estando mais restrito apenas ao seu universo regional porque vivemos hoje um mundo global”, acrescentou Iara que é professora de carreira e representante do Ministério da Educação na região de Sorocaba.

gallery thumbnailIara foi recepcionada pela diretoria do CCBEU com um café da manhã que contou com a presença, além de Carlos Augusto Delmont e Márcia Kelen Moscatelli, dos diretores da unidade Itavuvu do CCBEU, Cleber Moscatelli e Cristiano Monteiro Paulino. Num encontro descontraído, realizado no pátio do CCBEU, a deputada federal se encontrou com professores e colaboradores do Centro Cultural quando pôde expor as últimas realizações do governo da presidente Dilma Rousseff na área educacional e tecnológica. Ela citou, por exemplo, o sucesso do programa Ciência Sem Fronteiras que oferece oportunidade de estudos no exterior para alunos de escolas públicas ou privadas, como parte de um projeto para aumentar a parceria do Brasil e Estados Unidos na formação de novos técnicos e cientistas em diversas áreas do conhecimento humano.

O CCBEU, através do escritório do Education USA e que tem a representação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, é a instituição da região parceira do governo federal no programa Ciência Sem Fronteiras que orienta e intermédia o envio de estudantes para universidades norte-americanas e de outros países. “O projeto do governo federal ainda passa pela oportunidade de melhorar a condição de vida do brasileiro, em especial dos mais necessitados, e essa iniciativa começou no governo Lula com a criação do Bolsa Família. Além disso, as bolsas de estudos do Pró-Uni já garantiram o acesso de 5 milhões de estudantes ao ensino superior, a maioria de baixa renda. O que a presidenta Dilma Rousseff está empenhada é assegurar uma justa distribuição de renda no Brasil. E isso também passa pelo acesso à cultura, ou seja,  mais conhecimento para o indivíduo se desenvolver”, detalhou Iara.

A deputada federal lembrou que Sorocaba se beneficiou com a instalação da UFSCAR e a Universidade hoje é um centro formador de estudantes para o mercado da agroindústria. Segundo ela  o seu próximo projeto como parlamentar é trazer para a cidade o Instituto Federal de Educação Tecnológica e um Centro de Diagnóstico de Câncer de Mama e Colo do Útero. “No ano passado, em plena campanha para prefeita, enfrentei um tratamento contra o câncer de mama e, após 30 dias do diagnóstico, fui submetida à cirurgia. Mas isso aconteceu porque eu tinha um convênio particular pela Unimed. E como faz a maioria da população que não tem um convênio particular?”, questionou ela para observar que uma das soluções encontradas foi  a sanção presidencial a um projeto inovador.

A principal medida do Ministério da Saúde é que, a partir da descoberta do câncer de mama,  a paciente tem que iniciar o tratamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de 60 dias para aumentar as suas chances de sobrevivência, sob pena do hospital responder criminalmente, além de multa, pelo não cumprimento da lei federal. “Essas são conquistas de um país que está mudando e tem muito a crescer, bastando haver vontade política para se promover mudanças, e isso a nossa presidenta tem”. A parlamentar reforçou que “um país se desenvolve pela Educação e não só em investimentos em infraestrutura”.

Alfabetização e crescimento

gallery thumbnailDurante a sua visita ao CCBEU, Iara Bernardi manteve contato a estudante Ana Júlia Teixeira, de 11 anos, e os seus pais, a professora Márcia Regina Batista Teixeira e o professor de educação física, Francisco José da Silva Teixeira. Ana Júlia foi alfabetizada aos 4 anos de idade graças a uma parceria, na época, feita entre a CEI-42 Luis Ribeiro do bairro Vila Carvalho e o Rotary Club. A parceria envolveu a doação de livros e no desenvolvimento de uma campanha de incentivo à leitura que teve o apoio de Iara Bernardi como representante do Ministério da Educação.

Atualmente, Ana Júlia estuda no 6º ano na escola estadual Senador Luis Nogueira Martins e, além disso, também é aluna do curso de Inglês na unidade CCBEU Young. A sua mãe conta que a menina sempre encontrou em casa um ambiente favorável à leitura com muitos lápis, papéis e livros espalhados pela casa “E como ela encontrou na escola um ambiente incentivador do conhecimento, através das ações do Rotary, certo dia aos 4 anos, ela já estava lendo, o que nos emocionou muito”, relembrou a professora Márcia Regina.  “E agora com a oportunidade que está tendo de estudar inglês no CCBEU, ela frequenta a escola todos os dias, além do dia normal de aula e estamos orgulhosos”, reforçou.

“Eu pretendo aprender muitas coisas e quero ser médica pediatra ou uma cientista”, revelou a estudante que, no futuro,  poderá ser um dos muitos intercambistas do Education USA a adquirir proficiência em inglês no CCBEU e, depois, conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos.

“São casos como esses que nos levam a refletir de como podemos ampliar a oportunidade para mais pessoas aprenderem um segundo idioma. Por isto, viemos conhecer o projeto pedagógico e social do CCBEU”, explicou Iara Bernardi.

“Nós estamos muito satisfeitos com esse contato com a deputada porque o CCBEU é uma instituição que, em seus 68 anos, acompanha o desenvolvimento de Sorocaba e tem muito a oferecer à sociedade. E a deputada Iara tem uma extensa atuação na Educação de resultados”, observou Carlos Augusto Delmont.  Márcia Kelen Moscatelli destacou que o Centro Cultural Brasil Estados Unidos tem como meta firmar parcerias com instituições públicas ou privadas para fortalecer ações educativas internas  que beneficiam não só os seus alunos, mas a sociedade. “Queremos ampliar esse leque porque o domínio do conhecimento deve ser incentivado para que tenhamos um país melhor e mais desenvolvido”, finalizou ela.

Transparência, seriedade e comprometimento em fazer sempre o melhor para nossos alunos são os valores que fazem do Centro Cultural Brasil Estados Unidos a melhor escola de Sorocaba.

Venha nos fazer uma visita na Rua Cesário Mota 517 ou ligue no telefone (15) 3388-1515, na nossa unidade na Avenida Itavuvu, 1083 telefone (15) 3327-1905 ou ainda em nossa Unidade Young na Rua Avelino Argento 119, Jardim Paulistano ou ligue nos telefones (15) 3034-1586 e 3034-1567 (15). Ficaremos felizes em receber sua visita ou contato.

 

Confira abaixo alguns momentos da apresentação da turma

Visite nossas redes sociais:


CCBEU Sorocaba – O caminho para o conhecimento

By |julho 11th, 2013|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment