Estado da Alta Soxônia (Sachsen-Anhalt)

Home/Sem categoria/Estado da Alta Soxônia (Sachsen-Anhalt)

Estado da Alta Soxônia (Sachsen-Anhalt)

Capital estadual: Magdeburg

Encostas revestidas de vinhedos do Saale e Unstrut, a região de vinicultura mais setentrional da Alemanha.

O rio Elba atravessa o Estado em um percurso de 300 quilômetros.

No sudoeste da Magdeburger Börde, eleva-se o maciço do Harz, cujo ponto culminante é o Brocken, com 1.142 metros de altura.

Extensas áreas de proteção ambiental são o Parque Nacional do Alto Harz e a Reserva do Elba, onde castores vivem em liberdade.

O Estado foi fundado em 03/10/1990, após a unificação da Alemanha. Ao norte, a Altmark esteve durante muito tempo sob a influência brandemburguesa, ao sul e leste dominaram os saxões.

Anhalt teve origem em 1212, sob a regência dos príncipes de Aschersleben, vivendo seu apogeu principalmente no reinado de Leopold III de Anhalt-Dessau. A czarina russa Catarina, a Grande, era natural de Anhalt-Zerbst.

Magdeburg, com primeira menção documentada do ano de 805, possui a primeira catedral em estilo gótico construída em solo alemão. Ela foi inaugurada em 1363 e abriga a tumba do imperador Otto I.

O convento Unser Lieben Frauen, concluído em 1160 e praticamente intacto, é a construção mais antiga da cidade.

A catedral, a igreja do Mercado e a Torre Vermelha são as construções dominantes na praça do Mercado de Halle, que enriqueceu na Idade Média com a produção de sal.

Na cidade de Dessau, Walter Gropius criou, a partir de 1925, um estilo arquitetônico mundialmente conhecido, com o movimento da “Bauhaus”.

As cidades de Halberstadt, Wernigerode e Quedlinburg, situadas na região do Harz e possuindo casas em estilo enxaimel dos séculos XVI ao XVIII, são merecedoras de uma visita.

O centro histórico de Quedlinburg, com mais de 1.200 casas nesse estilo, foi incluído na lista do patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Em Naumburg, a catedral de São Pedro e São Paulo, com as figuras dos fundadores Ekkehard e Uta, datadas do século XIII, é também uma atração.

Com uma área de 112 hectares e o castelo de Leopold III, inaugurado em 1773, o parque de Wörlitz, próximo a Dessau, possui um dos mais belos jardins da Europa.

Uma atração turística é a “Estrada Românica”, que percorre 1.000 quilômetros dentro da Saxônia-Anhalt e conduz a mais de setenta monumentos arquitetônicos de estilo românico.

Martinho Lutero nasceu na cidade de Eisleben (Patrimônio da Humanidade), os restos da reforma iniciada por ele podem ainda ser encontrados em Wittenberg (ao norte). Memorial de Lutero em Eisleben e Wittenberg.

São Patrimônios da Humanidade também a Escola Bauhaus de Weimar e Dessau.

Zoologischer Garten Halle

Na coleção há um inteiro postal com carimbo comemorativo datado de 23/5/1976, sobre os 75 anos do Jardim Zoológico de Halle, cuja lateral esquerda mostra dois pinguins; portanto ele foi aberto em 1901. Adquirido de Cláudio em 20/09/08. Abaixo, cartão-postal do Zoo de Halle…

Zoologischer Garten Magdeburg

Selo da série de 1975 que mostra a espécie arara-canindé (Ara ararauna).

Fonte

About the Author:

Leave A Comment