Espanha – Dados Gerais

Home/Sem categoria/Espanha – Dados Gerais

Espanha – Dados Gerais

Dados Gerais:

Área: 505.954 km²
Hora Local (em relação a Brasília): +4h
População: 39,9 milhões (2002)
Capital: Madri (2.957.058) (2001)
Data Nacional:12 de outubro (aniversário do descobrimento da América)
Idiomas: Espanhol, basco, catalão, (galego)
Moeda: Euro
Localização: Localizada na península Ibérica, no extremo sudoeste da Europa ocidental, a Espanha esta dividida em cinco grandes regiões, são elas:
Região Norte: Astúrias, Cantábria, Galícia, País Vasco, Navarra e La Rioja.
Região Leste: Aragão, Barcelona, Catalunha, Valencia e Murcia.
Região Central: Castela, Leão, Castela, La Mancha, Extremadura e Madrid.
Região Sul: Andaluzia e Sevilha. Ilhas Espanholas: Ilhas Baleares e Ilhas Canárias.

Geografia

Espanha é o terceiro maior país da Europa, e ocupa a maior parte da Península Ibérica. Faz fronteira com a França, Portugal, Gibraltar e Andorra. Possui cerca de 39 milhões de habitantes e recebe mais de 57 milhões de turistas por ano. O país possui ainda dois grupos de ilhas: as Canárias no Atlântico e as Baleares, no Mediterrâneo.

A Espanha possui 4 idiomas diferentes: espanhol é o idioma oficial, mas além dele, fala-se também o catalão, galego e basco.

Há cidades para todos os gostos. Da agitada capital Madri, passando pela cultural e não menos agitada Barcelona e chegando até a andaluza Sevilha, marcada pela antiga presença muçulmana. Tem também Santiago de Compostela, cidade final do famoso caminho de Santiago. Há as praias de Valência e, não se pode esquecer, as ilhas Maiorca, Menorca e a famosa Ibiza.

A oeste está Salamanca, cidade escolhida em 2002 para ser Capital Européia da Cultura – ao lado de Bruges, na Bélgica. Enfim, muito para se ver, comer e beber ao lado dos animados espanhóis.

Há uma diferença de 3 horas entre Brasil e Espanha. Durante o verão, a Espanha fica 5 horas à frente e em poucas semanas na primavera e outono, fica 4 horas.

A Espanha foi o país da União Européia (UE) que mais cresceu nos anos 90. O renascimento econômico atraiu a atenção de pessoas de todo o mundo, que viram no país ibérico uma espécie de terra prometida. Os estrangeiros em situação regular na Espanha têm vários direitos garantidos, como seguridade social, atendimento médico e educação básica gratuita, além de poder levar consigo familiares próximos.

Fonte

About the Author:

Leave A Comment