Education USA

 O EducationUSA CCBEU-Sorocaba é EducationUSA Advising Office

O EducationUSA Advising Office (EAO) do Centro Cultural-Sorocaba é fonte oficial de informação e orientação sobre estudos nos Estados Unidos.

Filiado ao Departamento de Estado Americano, o EAO conta com equipe especializada e oferece informações oficiais, atualizadas e imparciais sobre as oportunidades de estudo nos Estados Unidos.

Com serviços de biblioteca, tradução certificada e aconselhamento, orienta e informa o público interessado sobre a melhor forma de acessar a educação superior nos EUA, informando e aconselhando sobre: seus programas acadêmicos, processo de admissão, auxilio financeiro e bolsas de estudos, requisição de visto e preparação pré-partida

O objetivo dos Escritórios EducationUSA é promover o ensino superior americano pelo mundo. Todos os anos milhões de estudantes internacionais aprendem sobre as oportunidades de estudo nos EUA.

E você? Já pensou em estudar nos EUA? Agende um horário e venha conhecer e conversar conosco!

Tira-Duvidas e workshop: Quer estudar nos EUA e nem sabe por onde começar?

Venha conversar conosco, esclarecer suas dúvidas e saber mais sobre o processo de admissão a programas de graduação, mestrado e doutorado nos EUA!

Começe por aqui: Participe de nossas sessões tira-dúvidas e workshops semanais

Atendemos todas as quartas-feiras das 17:30 às 19hs

Agende aqui sua visita: [email protected]

Telephone: 33881515

EducationUSA – Sua fonte oficial de informações sobre Educação Superior nos EUA.

QUEM SOMOS

O EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, que possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o EducationUSA tem 32 escritórios em instituições parceiras.

A cada ano, milhares de alunos encontram oportunidades de estudos nos EUA através dos Escritórios EducationUSA. Nossa missão é facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior naquele país. Nossa equipe é formada por orientadores profissionais, que participam de treinamentos continuado sobre admissão e ensino superior nos EUA promovidos pela rede EducationUSA em conjunto com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e Universidades Americanas.

A rede EducationUSA oferece Serviços e Atividades para Estudantes

*A rede EducationUSA oferece serviços às Instituições de Ensino Superior dos EUA

Os Escritórios EducationUSA apoiam Instituições de Ensino Superior dos EUA em seus esforços para internacionalizar e alcançar alunos internacionais:

-Organizando visitas a escolas e feiras de universidades, tanto virtuais quanto presenciais

-Compartilhando informações sobre o sistema de educação americano e programs de bolsas

-Estabelecendo conexões entre os EUA e instituições educacionais de outros países.

ESTUDAR NOS ESTADOS UNIDOS…

Um dos pontos fortes do sistema de Ensino Superior nos EUA é a flexibilidade que ele oferece através do número e da diversidade de tipos de instituições.

Essa diversidade permite que os alunos explorem e se especializem em diversas áreas, e se tornem mais atraentes ao mercado de trabalho global.

Há mais de 4500 instituições de ensino superior reconhecidas nos EUA. Ao contário do que se vê em muitos países, o reconhecimento (accreditation) dessas universidades não é feito por um órgão central, e sim por órgãos independentes de abrangência regional ou nacional.

Uma variedade de tipos de instituições de ensino superior oferecem programas de ensino superior. Community Colleges, Liberal Arts Colleges, Universidades públicas e privadas, e institutos de tecnologia estão entre os tipos de instituições que compõem o sistema de ensino superior do país.

Independentemente do tipo de instituição, nos EUA os alunos durante uma graduação costumam receber créditos pelas matérias cursasdas. A escolha dessas matérias segue uma “base” (core), que é a fundação para a área de concentração ou (major) desejado. Há também liberadade para matérias eletivas.

O calendário acadêmico tradicionalmente comçea em agosto/setembro e termina em maio do ano seguinte. Ele é dividido em 2 semestres de 16 a 18 semanas. Algumas escolas usam o sistema trimestral, em que o ano acadêmico é composto de 3 períodos de 10-12 semanas.  Com a variedade de instituições e programas de estudo, interessados em estudar nos EUA tem grandes chances de encontrar uma oportunidade que se encaixe nos seus perfis acadêmico e financeiro, e se alinhe com seus interesses.

Quanto tempo você passa conectado?

Para você que está sempre ligado e cada vez mais interessado em oportunidades relacionadas ao sonho de estudar nos Estados Unidos, acompanhe nossos eventos, publicações e informações sobre bolsas de estudos e muito mais, através das redes sociais! (pode colocar aqui o facebook do CCBEU-Sorocaba)

Bolsas de Estudo

Os custos de frequentar uma universidade nos EUA podem ser bem altos e por isso a procura por bolsas de estudos nos EUA é quase tão grande quanto a procura por programas de estudo. O termo “bolsa de estudo” pode se traduzir em diferentes conceitos no contexto de estudo nos EUA: grants, scholarships, assistantships, fellowships, financial aid. As bolsas podem ser oferecidas pela própria universidade e recomendamos aos candidatos que explorem todas as possibilidades na instituição de ensino. Ainda, bolsas externas estão disponíveis, normalmente para estudantes já aceitos em algum programa de estudo. Cada nível e tipo de estudo possui suas particularidades no que diz respeito a custos e bolsas disponíveis.

O primeiro passo para que se entenda melhor como reduzir os custos ao frequentar uma  universidade nos EUA é entender quais são esses custos:

Tuition

É o custo da universidade.

Room and Board

É o custo associado a moradia e alimentação.

Health Insurance

É o seguro saúde, que é obrigatório para estudantes internacionais.

Fees

São taxas administrativas ou de algum serviço oferecido.

Personal expenses

São as despesas do dia-a-dia com roupa, entretenimento, celular, etc.

Books and materials

São os custos de livros e materiais necessários.

Travel

Custos com suas passagens a cada ano para estudar.

Cursos intensivos de inglês

Para esses cursos é muito raro encontrar bolsas, mas há instituições que podem oferecer descontos para um determinado período do ano, ou caso o aluno decida fazer mais de um módulo. Também é importante considerar que a região/cidade do curso, pode ter uma influência direta no custo-benefício.

Os cursos de inglês conhecidos como IEP (Intensive English Program) ou ESL (English as a Second Language) são muito procurados por pessoas que querem aperfeiçoar o inglês nos EUA, aliando a prática do idioma à experiência internacional.

Com mais de 400 cursos de inglês para alunos internacionais, as instituições oferecem muitas opções, desde o inglês acadêmico para universitários, até cursos de inglês para áreas específicas (English for Special Purposes).

Para encontrar o curso ideal, existem alguns critérios que podem ser levados em consideração:

Credenciamento das instituições; Localização geográfica; Clima; Atividades e interesses; etc.

Intensive English USA – Ferramenta de busca do Institute of International Education – IIE. É possível buscar por nome de instituição, ESP (English for Special Purposes), região dos EUA e estado.

University and College Intensive English Programs – Mapa com os membros do University and College Intensive English Programs (UCIEP). O site também conta com brochuras dos cursos dentro das universidades;

English USA – Diretório de programas de inglês de escolas que fazem parte do American Association of Intensive English Programs, tanto dentro de universidades quanto de instituições privadas. A busca pode ser feita por estado, cidade, nome do programa, instituição, tipo de programa e outros critérios.

Intercâmbio de Jovens – EducationUSA Academy

A Embaixada dos Estados Unidos anuncia uma nova parceria do Departamento de Estado com universidades norte-americanas, que oferece um novo programa acadêmico de quatro semanas, o EducationUSA Academy, para jovens de 15 a 17 anos do Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru. O programa disponibilizará 80 vagas para cursos intensivos de inglês, conteúdo preparatório para admissão em uma universidade norte-americana e atividades interculturais.

 

Brasileiros interessados em participar do programa devem ter nível de inglês intermediário a avançado. O programa custa cerca de cinco mil dólares e inclui taxa de matrícula, curso de 20 horas semanais, refeições, visitas às universidades e hospedagem em alojamento estudantil. O programa não cobre passagens aéreas (doméstica e internacional) e os custos com o visto de estudante.

Cursos de Curta Duração-Certificate Programs

Algumas universidades nos EUA oferecem cursos de curta duração em algumas áreas de interesse. A duração desses cursos pode variar de 1 ou 2 meses a 1 ano e meio, e são voltados a jovens recém formados ou com alguma experiência profissional. Eles são bastante comuns na costa leste, mas têm surgido em outras regiões do país.

Algumas universidades dos EUA oferecem uma gama de programas com duração entre 1 e 12 meses. Eles são chamados de Certificate Programs ou Short term Programs, e são geralmente cursos em áreas específicas como marketing, administração, design etc.

Esses programas são direcionados a pessoas que já concluíram o ensino superior, e estão interessados em fazer um curso de curta duração em sua área de interesse e adquirir experiência em uma universidade americana sem precisar passar muito tempo fora. Geralmente esses programas fornecem um certificado comprovando os conhecimentos adquiridos ao completar o programa.

Alguns recursos estão disponíveis para auxiliar no processo de pesquisa e escolha de cursos e universidades:

 

No site educationusa.state.gov você encontrará várias informações sobre o processo de inscrição e o 5 Steps to U.S. Study, dentro dele você receberá informações  em 5 passos sobre short-term programs.

No site educationusa.org.br estão postados todos os eventos e palestras realizados pelos centros EducationUSA no Brasil.

Tipos de programas;

Tipos de instituições (universidades ou instituições particulares);

Tempo de duração do programa e disponibilidade para estudar;

Acomodações.

Os custos variam bastante conforme a localização e o tipo de instituição que oferece o curso.

Além disso, várias escolas exigem comprovação de renda, que poderá ser feita através de uma carta do seu banco, certificando que o seu saldo médio comporta os custos indicados pela instituição.

Uma vez inscrito no programa,  o aluno receberá da instituição em que se matriculou o formulário “I-20″ (Certificate of Eligibility). Com ele, o passaporte e a comprovação de renda, o aluno deverá ir ao Consulado Americano para solicitar o visto de estudante (F1).

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a encontrar o curso de inglês ideal para você:

Além do site do EducationUSA, que oferece uma abordagem aos primeiros passos para quem quer fazer um curso de inglês nos EUA, existem vários diretórios de órgãos de educação americana que compilam os cursos de inglês oferecidos

Graduação

Na graduação há diversas oportunidades para bolsas, havendo um maior número de bolsas parciais do que integrais. Essas bolsas muitas vezes vem em forma de scholarships, quando são bolsas por mérito acadêmico, esportivo ou por outro talento, e financial aid, quando são concedidas por necessidade financeira.

Undergraduate Programs, como são chamados os cursos de graduação nos EUA, tom um processo de seleção holístico, e bem diferente dos de universidades no Brasil.

De uma forma geral, para preparar uma candidatura completa para uma universidade americana, é preciso:

Pesquisar e escolher as instituições para as quais vai fazer o application;

Fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição;

Fazer os testes exigidos—SAT ou ACT, SAT Subject tests, e TOEFL ou IELTS;

Preencher formulários de inscrição e formulários complementares;

Escrever redações;

Pedir aos seus professores cartas de recomendação;

Traduzir históricos escolares;

E providenciar formulários e documentos financeiros.

Se você pretende estudar artes, por exemplo, talvez precise montar um portfólio de acordo com critérios das universidades. Se quer estudar teatro ou música, provavelmente terá que fazer uma audição ou gravar um vídeo.

Tenha sempre em mente que os documentos e provas pedidos pelas universidades podem variar de uma instituição para outra. Por isso, é importante certificar-se dos requisitos específicos de cada universidade para a qual pretende fazer o application.

Mestrado

Mestrados nos EUA e Pós graduação

Quando falamos em pós-graduação no Brasil temos que lembrar que há programas de pós-graduação latu sensu e strictu sensu. Os programas latu sensu podem ter diferentes durações, e conferem um diploma de especialização. Os programas strictu sensu são os de Mestrado e Doutorado. Agora, que tipos de programa existem nos EUA?Nos EUA não existe a nomenclatura latu sensu e strictu sensu, mas existem programas que são equivalentes. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre Certificate Programs, Mestrado e Doutorado nos EUA.

Tal como com relação aos Cursos Intensivos de Inglês, não é comum haver bolsa de estudo uma vez que esses cursos, de modo geral, custam menos ao estudante.

Os mestrados nos Estados Unidos possuem dois focos principais: profissional e acadêmico. Os mestrados profissionais têm um caráter prático e de preparo para o mercado de trabalho, e podem durar de 1 a 2 anos. Exemplos desse tipo de mestrado são o LLM, na área de direito, e o MBA, na área de administração. Os mestrados acadêmicos estão disponíveis em todas as áreas de estudo, e geralmente têm duração de 2 anos. Outra distinção importante é que nem todo mestrado nos EUA pede que o aluno desenvolva uma dissertação; no entanto se o aluno tem a intenção de revalidar seu diploma na volta ao Brasil, é importante que ele desenvolva uma tese.

No caso de programas de mestrado também é mais comum haver bolsas parciais do que integrais, então é importante pesquisar e entender exatamente o que a universidade pode oferecer. Não é incomum, por exemplo, que o aluno só possa se candidatar a Assistantships ou Fellowships a partir do seu segundo ano de mestrado. Há ainda bolsas de fundações e instituições de fomento à pesquisa que podem complementar a bolsa.

Doutorado

No doutorado há mais possibilidades de bolsas, pois também há um comprometimento maior do aluno com a universidade. Ainda assim, é importante verificar se o departamento onde pretende fazer o doutorado tem bolsas disponíveis.

As universidades de pesquisa nos EUA são bastante conhecidas e estão sempre entre as mais bem vistas do mundo. Esse sistema de pesquisa inclui alunos de doutorado que produzem conhecimento, pesquisam e publicam resultados importantes. Há programas de doutorado em uma variedade de áreas, e cada um tem suas especificações em termos dos documentos pedidos na admissão de um candidato e que tipos de bolsas podem oferecer.

 

Links interessantes:

EducationUSA Database https://educationusa.state.gov/find-financial-aid

Bolsas para Atletas https://educationusa.state.gov/your-5-steps-us-study/finance-your-studies/undergraduate/athletic-scholarships

Empréstimos Educacionais http://www.internationalstudentloan.com/

Funding US Studies http://www.fundingusstudy.org/

Comissão Fulbright Brasil http://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/

Internacional Scholarship http://www.fastweb.com/

International Financial Aid and College Scholarship Search https://www.iefa.org/

Além destes canais, são publicadas oportunidades de bolsas de estudo regularmente em nossa página no Facebook.

Curta a nossa página e fique atento para verificar de que tipo de bolsa de estudos se trata e se pode ser útil para você. (colocar link do facebook do ccbeu aqui)

O que se deve fazer no processo de admissão?

Pesquisar e escolher as instituições para as quais vai fazer o application;

Fazer um cronograma com prazos e documentos específicos pedidos por cada instituição;

Fazer os testes exigidos—GRE ou GMAT, e TOEFL ou IELTS;

Preencher formulários de inscrição e formulários complementares;

Escrever redações;

Pedir aos seus professores/chefes cartas de recomendação;

Traduzir históricos escolares.

Quer mais informações? Participe de uma palestra sobre pós-graduação nos EUA ou procure um dos nossos escritórios.

OPORTUNIDADES ACADÊMICAS- um programa que cobre os custos do processo de admissão nos EUA…

O Oportunidades Acadêmicas é um programa do Departamento de Estado dos EUA oferecido há 10 anos através da rede EducationUSA. O programa visa apoiar estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de Graduação e Pós-Graduação, sendo o objetivo final que consigam admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos.

O programa é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

O ensino nos EUA é referência global, principalmente por sua flexibilidade e excelência.

Existem opções além da graduação nos EUA!

Se você quer fazer um upgrade nos seus estudos, a ideia de fazer um Study Abroad, ou Exchange Program, pode ser uma ótima opção!

Confira mais aqui: https://www.usnews.com/education/best-global-universities/articles/2017-05-16/plan-for-study-abroad-as-international-student-in-the-us

Prova TOEFL:

CCBEU-SOROCABA é centro oficial aplicador do TOEFL.

Confira com a gente as proximas datas das provas!

Se você precisa de mais informações sobre como se preparer para essa prova, datas de aplicação ou preencher os dados de inscrição, participle de nossos Workshops-Tira-Dúvidas! Todas as quartas –feiras as 17:30 hs.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar