EducationUSA orienta sobre bolsas de estudos

Home/EducationUSA, Notícias/EducationUSA orienta sobre bolsas de estudos

EducationUSA orienta sobre bolsas de estudos

A oferta é de 26 seleções oferecidas

pelas universidades norte-americanas

O universitário Lucas Nogueira, 22 anos, estuda fabricação mecânica na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec) e pensa num futuro próximo frequentar uma sala de aula numa universidade norte-americana. Ele começou a pesquisar no ano passado uma forma de concretizar o seu ingresso num curso de ensino superior fornecido pelos sistemas educacionais dos Estados Unidos. Sua procura levou-o até o centro de orientação EducationUSA, escritório ligado a embaixada norte-americana no Brasil, onde recebeu informações oficiais sobre oportunidades acadêmicas nos USA.

“Foi uma mão na roda conhecer o trabalho do EducationUSA. Descobri que há um intercâmbio perfeito para minha situação. Vou conquistar uma vaga”, conta Nogueira. Para ele foi apresentado o programa Ciências Sem Fronteiras que dá bolsas de estudos para formação nos Estados Unidos. O projeto é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o “Institute of International Education(IIE)” e Harvard-Laspau.

A orientadora do EducationUSA em Sorocaba, Noemi Benevenuto Fontão, explica que o primeiro passo para Nogueira aproveitar a oportunidade de estudar no estrangeiro, é pleitear sua indicação para participar do programa na própria faculdade que cursa. Com a indicação, de acordo com Noemi, o estudante prestará um exame de avaliação do conhecimento do inglês chamado “Toefl ibt”, cuja aplicação é feita pelo próprio EducationUSA no laboratório de línguas da Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). “Esse laboratório é o único na cidade com certificação das universidades norte-americanas. A prova dura mais de 4 horas e inclui leitura, fala, escrita e redação”, explica Noemi, durante a palestra que ministra todas as quartas-feiras, às 18h, de graça. num espaço cedido pelo CCBEU, que fica na rua Cesário Mota 517, Centro.

Segundo Nogueira, o inglês não será problema porque, apesar de ser autodidata, tem domínio fluente no idioma devido o contato com a fala e escrita da língua desde pequeno.

“Depois de classificado, partimos para as providências do passaporte e o visto”, frisa Noemi. Ela conta que no momento há quatro estudantes sorocabanos nos Estados Unidos custeados pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Eles frequentam as universidades de Clemson, Nebrasca-Lincoln, Rensselaer Polytechnic Institute e Delaware. Desde 2012, quando começou a seleção de bolsas pelo programa, o EducationUSA orientou em Sorocaba 60 jovens universitários que conseguiram ir estudar em universidades da América do Norte.

Noemi ressalta ainda que o EducationUSA faz orientações para 26 seleções de bolsas de estudos oferecidas pelas universidades norte-americanas durante o ano todo.

O escritório do centro de orientação funciona numa sala dentro do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos e é órgão oficial de orientação do Governo Norte-Americano para estudos nos Estados Unidos. Sua equipe de orientadores educacionais recebem treinamento do Departamento de Estado Americano. Pelo Brasil há uma rede de 24 escritórios do EducationUSA instaladas nas principais cidades do País que fornecem informações precisas e atualizadas para realizar o processo de interessado na admissão em instituições americanas.

 

Fonte:

Abner Laurindo

[email protected]

http://www.cruzeirodosul.inf.br/galeria.jsf?id=116450

 

Você quer estudar nos Estados Unidos e não sabe como? Não se preocupe, no CCBEU Sorocaba temos o orientador do Education USA para te ajudar a encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades. Lembre-se estamos sempre à disposição nos telefone 15 3388-1515 unidade Centro. Também pode nos contatar pelo email [email protected].

Visite nossas redes sociais:


CCBEU Sorocaba – O caminho para o conhecimento

About the Author:

Leave A Comment