Aluno de Sorocaba no Ciência sem Fronteiras

Home/Notícias/Aluno de Sorocaba no Ciência sem Fronteiras

Aluno de Sorocaba no Ciência sem Fronteiras

Ele conseguiu realizar um antigo sonho que é frequentar uma universidade americana. De malas prontas para a Michigan Satte University conheça um pouco a história e as dicas do universitário Jeferson de Lima Oliveira, estudante de Engenharia Ambiental na UNESP.

Oliveira classificou-se entre centenas de outros brasileiros no programa Ciências Sem Fronteiras. Ele recebeu orientação do escritório do Education USA instalado aqui no CCBEU e submeteu-se ao exame TOEFL em nossa unidade. A sua entrevista é um exemplo de perseverança para quem pretende trilhar o caminho do sucesso e dominar o idioma Inglês:

1)    O que representa para você a busca por novos conhecimentos a partir de uma outra cultura?

A oportunidade de conhecer outra cultura é também uma oportunidade de crescimento pessoal e amadurecimento, tendo em vista o convívio com situações completamente fora da esfera ao qual estou inserido. Ou seja, a busca de conhecimentos, não apenas específicos, em uma outra cultura representa a oportunidade também de me conhecer e entender melhor como pessoa e cidadão.
2) Qual a sua avaliação sobre o programa Ciência sem Fronteiras e como você se preparou para a seleção?

O programa Ciência sem Fronteiras veio como a oportunidade da vida de muitas pessoas de realizar o sonho de um intercâmbio, ainda mais de nível acadêmico. Para mim está sendo uma oportunidade única e extremamente excitante, a qual mal posso esperar que comece. A preparação para o programa se deu, de uma forma geral, ao longo de toda a minha vida na universidade, a qual me dediquei (às vezes bem menos do que deveria) e sempre mantive boas notas e sem reprova.
3) De que forma o CCBEU Sorocaba teve papel fundamental na sua formação?

O CCBEU foi indispensável para o processo do intercâmbio em si, pelo fato de sediar e divulgar o EducationUSA, representado pela Noemi Benevenuto Fontão que sempre foi extremamente solícita, educada e incentivadora, além, é claro, de ter me ajudado muito com o TOEFL.

4) Quais são os seus planos para os próximos anos?

Dentro dos próximos anos pretendo terminar a minha graduação e poder encontrar um emprego no qual eu possa fazer algo realmente significativo para o mundo, meio ambiente, sociedade, etc. Não sonho com nada utópico, assim, podendo fazer algo mesmo que pequeno já me deixará bem satisfeito.

5) O que você recomenda para quem pretende estudar nos USA e como evoluir no aprendizado de uma nova língua?

Bom, recomendo para quem pretende estudar nos USA se preparar para o Inglês, principalmente o TOEFL. É claro, nunca esquecendo da sua vida acadêmica como um todo. E para evoluir no aprendizado recomendo filmes, séries e coisas do gênero sempre no idioma original e com legendas em inglês, quando isso for possível. Acho que isso foi uma das coisas que mais me ajudaram.

6) Como é a sua rotina de estudos?
Tenho que ser honesto e dizer que não tenho uma rotina de estudos, deixo para estudar quando sinto a necessidade para isso.

7) Qual a sua área principal de interesse profissional? Você pretende ainda diversificar a sua formação com outras especialidades?

Estudo Engenharia Ambiental e essa é basicamente a minha área profissional, mas pretendo sim diversificar meus conhecimentos, principalmente me aprofundando nas áreas econômicas e microbiológicas.

8) Qual é a sua expectativa sobre a Universidade que frequentará e que informação já obteve sobre a Instituição?

Bom, só posso esperar que minha universidade seja a melhor para mim e meus interesses futuros. As informações que já obtive foram das mais variadas possíveis, indo de fundação, educação, rankings e festas rs.

9) Qual mensagem você deixa para os alunos do CCBEU que também sonham em realizar intercâmbio?

“Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho que se sonha sozinho, mas um sonho que se sonha junto é realidade”. Essa foi uma frase que ouvi em um programa de comédia na TV, mas quando se para analisá-la, representa muito o que eu passei, pois tinha o sonho de fazer intercâmbio acadêmico e com a ajuda da família e amigos, que sempre me apoiaram e me empurraram pra frente, consegui tal oportunidade, hehe.

Os interessados em orientações sobre os vários programas de bolsas de estudo nos Estados Unidos fornecidas por universidades norte-americanas também podem participar dos workshops que acontecem todas as quartas-feiras, às 18h, na rua Cesário Mota, 517, Centro.

Você quer estudar nos Estados Unidos e não sabe como? Não se preocupe, no CCBEU Sorocaba temos o orientador do Education USA para te ajudar a encontrar a melhor opção de acordo com as suas necessidades. Lembre-se estamos sempre à disposição nos telefone 15 3388-1515 unidade Centro. Também pode nos contatar pelo email [email protected].

Visite nossas redes sociais:


CCBEU Sorocaba – O caminho para o conhecimento

About the Author:

Leave A Comment